PalestraVFX




Quer trazer uma experiencia internacinal De quem ja trabalhou nos principais filmes de hollywood ? Quer uma palestra completa de vfx para o seu evento ? Quer melhorar a qualidade do que a sua escola esta ensinando, me manda um email no wevertonalves@gmail.com e vamos marcar um encontro para viabilizar uma palestra ou workshop.


Processo de Produção VFX

Como parte da palestra eu tento comprimir o processo usado na maioria dos estúdios profissionais de integrar um objeto feito em computação gráfica com um cenário filmado!

Tudo começa com a filmagem da cena nessa caso abaixo ilustrado com uma imagem;


Toda cena de VFX tem um trabalho extra para ser usando como referencia para a criação da parte digital, então precisamos filmar um plate chamado referencia VFX, normalmente onde se usa a esfera reflexiva, a esfera cinza, com a mesma camera e angulo que foi filmado a cena a ser incluida CG;


Outra parte que temos que fazer é tirar uma foto 360 do ambiente para conseguirmos captar toda a ambiência da cena e facilitar o processo de integração do objeto CG com o que foi filmado. Existem varias técnicas para tirar uma foto em 360 , o segredo dessa etapa é tentar uma imagem com um range de cores e valore bem maiores do que a camera que foi filmada pode captar, essas imagens são chamadas de imagens HDRI,  (super range de cor ) no exemplo usei uma camera 360 ( https://theta360.com/en/about/theta/ ) com o app hdr360 da applestore.




Uma parte importante para o meu processo é colocar as mesmas esferas que colocamos na cena filmada, colocarmos para a camera 360 também capturar as mesmas para no futuro ajudar a calibrarmos as duas cameras para o mesmo range de cor e intensidade da luz.


Com isso concluímos a etapa no set de filmagem, não esqueça de tirar o maior numero de medidas para ajudar na criação da escala da cena.

Dentro da processo de VFX agora entramos na parte mais relacionada com software para conseguir a realização do efeito.

Processo 1 Tracking _ esse processo normalmente é feito para conseguirmos recriar o movimento da camera dentro do espaço digital do software. Baseado nos pontos de contraste dos frames ( imagens)  o software vai calculando os pontos e sua posição no espaço. Muitas das vezes você terá que fazer esse processo manualmente para conseguir o tracking perfeito. 


Calculado os pontos você precisa criar a geometria básica para recriar o cenário e testar o movimento da camera

Com essa base de geometria conseguirmos analisar se o processo de tracking esta funcionando perfeitamente aplicando uma textura quadriculada na geometria para facilitar a comparação com o que foi filmado.




Com a etapa da captura da camera feita ( tracking ) podemos passar para o processo de criação da iluminação do nosso cenário digital.

Normalmente o que foi filmado no dia é alterado para um tom de cores que mais agrada o diretor do filme, esse processo se chama Color Grade. então normalmente existem mudanças de cor e valores da imagem.

Cena filmada

Imagem com o Grade do Diretor


Com esse novo look em mão temos que calibrar todas as nossas referencias para começar a criar nossa iluminação do cena, colocamos todas nossas referencias dentro da mesma composição para termos um comparativo com o que vamos renderizar , relembrando , temos o Hdri mais as esferas , que foram filmados e aplicamos uma correção de cor para ficarem bem parecidos e assim porderemos usa-los para comparar com nosso render.


Com a cena 3d criada , com a camera trackeada , e as cenas calibradas podemos criar nossa configuração de luz do cenário.


Nesse estagio vc criar duas esferas 3d na sua cena, uma 100 % reflexiva e outra cinza podendo agora ir testar e calibrando a iluminação da sua cena. com as reflexões precisas e sombras na posição correta.


 Com isso temos a cena calibrada e pronta para começarmos a trazer qualquer objeto personagem que vc queira integrar a sua filmagem.